É com grande satisfação e felicidade que a Associação Artística, Cultural e Pedagógica Arte da Comédia concretiza a “Curitiba Mostra Rueiros – I Mostra de Artes Cênicas na Rua 2010”. Uma iniciativa corajosa que, mesmo sem qualquer financiamento, é levada para frente graças à militância de seus associados e dos grupos e artistas participantes. Esta ideia nasceu a partir do encontro entre os fazedores de teatro de rua da cidade de Curitiba em agosto desse ano na Universidade Federal do Paraná. A partir daquela primeira reunião, nós do Grupo Arte da Comédia começamos a articular a possibilidade de fazer uma primeira mostra de teatro rueiro contemplando os grupos da cidade e alguns convidados de outras regiões que o grupo encontrou em suas andanças por esse Brasil afora e, sobretudo, graças à atuação da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua, que tem juntado os fazedores de teatro desse imenso país em festivais e encontros.
A CURITIBA MOSTRA RUEIROS – I Mostra de Artes Cênicas na Rua 2010 acontecerá entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2010 nos seguintes logradouros públicos: Praça Santos Andrade, Ruínas de São Francisco e Praça 29 de Março. Além desses espaços, contaremos com espaços fechados para a realização de uma mesa redonda com todos os grupos participantes da mostra, lançamento de livro sobre o tema da mostra e oficinas ministradas pelos próprios grupos.
O principal diferencial deste projeto é o fortalecimento do logradouro público como espaço de cultura e arte. Ações artísticas realizadas no âmbito da rua têm a dimensão de ressignificar o espaço comumente descaracterizado como apenas zona de passagem. A arte na rua resgata a relação afetiva do cidadão com a cidade, criando espaços para o sonho e a fantasia, elementos fundamentais para a edificação de nossa condição de ser humano. Além da dimensão política intrínseca em ações dessa natureza.
Evidentemente, não estarão contemplados nessa mostra todos os fazedores de artes cênicas na rua da cidade de Curitiba, mesmo porque, não nos conhecemos, ainda, todos uns aos outros. Portanto, este novo espaço que se abre pode e deve oportunizar a aproximação de todos aqueles que já fazem parte da mostra bem como aqueles que futuramente também farão. Nesse sentido, essa mostra não tem a intenção de excluir e sim de aproximar. Os contatos dos grupos estão disponíveis neste blog assim como o da organização da mostra. Contactemo-nos! Aproximemo-nos! Esperamos que essa primeira mostra possa plantar em nossa bela Curitiba uma semente profícua para o futuro do teatro rueiro da cidade.
Evoé!
A organização da Mostra
Nenhum comentário:
Postar um comentário